Carla Peterson e o meio segundo "Los Exitosos Pells"

“Na Argentina, a televisão tomou um lugar muito importante”.


Como com Lalola, a atriz chegou por ultimo ao projeto que inclusive mudou de nome. “Foi uma proposta muito generosa, mas que só aconteceu porque Mike também estava de acordo”.
Os papeis protagonistas que a maquina televisiva reserva a Carla Peterson devem ter um componente surpresa ou não serão pra ela. Essa máxima, absurda desde o mesmo momento em que anuncia, no entanto para a atriz se torna uma verdade irrefutável. Em sua primeira protagonista, Lalola, a loira entrou tardiamente e pela porta de traz logo que Nancy Duplàa descartou a idéia de protagonizar o programa, mesmo já tendo gravado o piloto da novela. Sucesso através da comedia de Undergound Producciones e Dori Media em America, a seis meses de ter passado com soltura pelo ansiada protagonista televisivo, Peterson volta a encabeçar o elenco de Los exitosos Pell$, a comedia que Telefé estréia hoje as 22:30. E fez a sua maneira: incorporando-se ao programa de um dia para o outro, com o projeto já iniciado. “É um carma que tenho”, disse mas em tom de brincadeira do que serio (por agora). “Deve ser que os condutores não confiam muito em mim e têm que amadurecer a idéia de me ver como protagonista”, brinca.

Peterson sabe que se encontra em um desses momentos definitivos da carreira de uma atriz. Embora tenha o perfil baixo, é consciente de que com Los Exitosos Pell$ se julga algo mais que um papel em um programa de TV: o andar da carruagem dependerá, provavelmente, seu futuro como atriz na televisão. È que se com Lalola demonstrou que suas qualidades de comediante lhe basta ser a cabeça de um elenco, no projeto que começa hoje deverá validar sua condição de líder de equipe e de atriz apta para o grande publico na Telefé, uma televisão com maiores necessidades econômicas e de audiência que de America. De fato, o mesmo nome do programa e parte do script se modificou quando se decidiu seu ingresso como co-protagonista, junto a Mike Amigorena. Inicialmente, a telecomedia ia se chamar El Exitoso Sr Pell$. Dizem as más línguas que a mudança no nome do programa foi uma exigência da atriz.

“A modificação do titulo da novela foi uma proposta de Sebastian Ortega (dono de Undergraund Produciones, produtora do programa junto a Endemol Argentina e Telefé Contenidos). Desminto que tenha sido um pedido meu. Não me ocorreu algo assim. Sou muito nova e ingênua como protagonista. Mas prometo que serei mas viva no futuro”, ela disse ao Pagina 12 e solta essa estranha gargalhada silenciosa, contida, que caracteriza a ela. “Obviamente, não reparei na proposta. Quem não gosta que mudem o nome do programa pelo seu ingresso no grupo? Foi uma proposta muito generosa, mas que somente se concretizou porque Mike também estava de acordo”, esclarece, aceitando o mimo televisivo que fizeram a ela, mas tirando qualquer tipo estrelismo.



- Em geral, o nome de um programa não se modifica tão facilmente. Essa proposta fala de que você já ganhou um lugar no meio. Como vive essa mudança de categoria a autoral?

- Tento não acreditar nem me fazer de estrela. Encarei esse projeto da mesma maneira que fiz Son Amores, SOS Mi Vida ou Lalola. A maior diferença é que agora trabalho muito mais, porque uma pessoa esta mais tempo no ar que quando faz um personagem menor. E que ao ser a cara de uma novela devo estar mais em contato com os meios, e inclusive estar sempre esplendida e com energia porque uma protagonista transmite energia ao publico. Eu provei muitas coisas na TV, trabalhei com muito atores... Minha carreira não teve saltos enormes nem caídas estrondosas. O meu sempre foi aos poucos, gradativamente. Cada lugar que ganhei eu fiz com esforço. Então, este momento chega a mim com conhecimento suficiente para não me deixar enjoada.

- Teve medo em protagonizar durante anos seguidos uma comédia no horário nobre? Há quem considere que fazer novela dois anos seguidos, com personagens no mesmo gênero, desgasta a audiência.

- Sou das que acreditam que não tem que esgotar as pessoas, mas dos que tem que aproveitar o momento. Mas a gente não decide quando chega um projeto interessante. Chegam e pronto. Queria sair um pouco do ritmo televisivo diário, mas quando me propuseram fazer Los Exitosos... não pude negar. Ainda tenho a energia de trabalhar todos os dias. De todas forma, Lalola finalizou nos primeiros dias de abril, com o qual acredito que passou um tempo prudente para não aborrecer o publico. Mas não tenho duvidas de que para um ator é necessário que os demais tomem um tempo, um espaço de tempo para buscar outras formas de expressão, outras linguagens e personagens. Porque fazer novela te desnuda diante das pessoas. Não é o mesmo que estar em um filme, onde por um pequeno tempo você compõe uma personagem com o que o publico se relaciona nesse momento e pronto. A exposição televisiva diária é tão rica como desgastante para a imagem de um ator.

Atrás das noticias

Em tom de comédias satíricas, Los Exitosos Pells contara o funcionamento de um canal de TV e, especificamente, do telejornal principal, em um olhar que se promove como “original sobre o mundo da manipulação da informação e das pessoas”. A historia se desenrolará tem como foco Sol e Martin Pells, o casal do telejornal Mega News que, alem de compartilhar o trabalho, estão casados na vida real. Eles são o casal estrela do canal, o matrimonio mais querido do país.Mas atrás dessa vida de sonhos que aparentam se esconde um grande mistério que revela que nem tudo o que a TV mostra de sés condutores é real. Muito menos se o casal publico for obra de alguém como Franco Andrada (Hugo Arana), o poderoso dono do canal e grande manipulador desta historia.
Contando com a mesma equipe criativa de Lalola, Los Exitosos Pells é escrita por Esther Feldman e Alejandro Maci. Andrea Bonelli, Mirta Busnelli, Claudia Fontán, Diego Ramos, Walter Quiros, Mex Urtizberea, Diego Reinhold, Federico Amador, Fabian Arenillas e Gastón Ricaud são alguns dos atores e atrizes que formam parte do elenco da comédia que substitui no horário á Vidas Robadas. “O programa mostra a vida dupla que levam os que trabalham na televisão, somos um quando estamos na tela e outra distinta, as vezes mais, as vezes menos, quando deixamos de ser personagens para ser pessoas”, destaca a atriz.

- De alguma maneira, Los Exitosos Pells busca expor alguma parte do funcionamento de certos meios de mídia?
- Los exitosos... é uma comédia de ficção, inspirada em uma certa realidade da mídia. É certo que é um programa que, apesar de ser uma comédia, permite varias leituras. O publico vai rir das ironias sobre sertãs realidades que a gente pode ver ou suspeitar. O humor aparecerá através da ironia dos textos, aplicada a situações paralelas com as coisas que acontecem. Quanto mais inteligente for o publico, mais poderá ver e desfrutar do programa. A TV não depende somente dos conteúdos, mas também do que as pessoas querem ver. Por isso digo que é um programa “3D”: é possível de diferentes ângulos e em cada posição se vê coisas distintas.

- Los exitosos Pells vai ser um programa que satirizará sertãs realidades da mídia, mas com atuações acima do tom, que é distante do habitual.
- Não é habitual, mas tão pouco um vodevil. É outro registro autoral com respeito a Lalola. Não é tão pouco a típica comédia de gags que acontecem todo o tempo, igual sitcom. É uma comédia que terá seus momentos mias ou menos dramáticos. Lalola era um produto onde tudo estava pra cima: os textos, as atuações, as improvisações.... Em Los Exitosos Pells não tem muito lugar para a improvisação, esta tudo muito planejado e esquematizado.

- Mas tanto Amigorena quanto você não muito palhaços....

- Quando começamos a brincar demais, os produtores nos batem na cabeça com uma varinha... Não, na verdade, a gesticulação é necessária em uma comédia que não pretende ser realista. Alem disso, como na trama Sol e Martin atuam ser algo que não são, nos dão a liberdade para gestualizar um pouco mais que o habitual.

- O você acha que vai atrair em Los Exitosos Pells?
- O programa tem uma imagem impecável, uma realização impressionante desde o visual” Se em Lalola a estética foi muito brilhante, aqui, no entanto, existe uma entrada de luz que busca mais a textura. Acredito que vão gostar muito deste jogo duplo de conhecer o mundinho televisivo e, as vezes, ingressar em um mundo de ficção divertido. É uma comedia coral, com muitos personagens, que ganham em não dependerem unicamente dos personagens principais. O programa conta o dia a dia das pessoas que convivem em um canal de TV com uma imediates espantosa, com um êxito quase obsceno... E é interessante ver como o programa mostra o que não é freqüentemente visto na TV, os segredos q existem, e seus egos. Los Exitosos Pells joga com todos esses materiais.

- Fazer esse programa te fez refletir sobre o meio em que você vive?
- Não me fez dar conta de nada novo do que já conhecia do universo da televisão, artístico e midíatico. De todas as maneiras, se trata de personagens que satirizam a quem maneja o poder da informação. Há muitas situações da ficção que são parecidas ao que ocorre nos canais, que são familiares. De todas as formas, hoje as pessoas não são tão ingênuas como há décadas passadas em respeito de como são feitos os jornais.

- Até há uns anos, a TV era um universo misterioso que cercava em si mesmo. Hoje, essa mídia parece ter as portas abertas ao público. Além disso programas que falam sobre a televisão e mostram seu funcionamento, agora também formam ficções como Los Exitosos... e Todos contra Juan, que de certa maneira satiriza a fama televisiva e o entretenimento. Acredita que é uma abertura exagerada?
- O que a televisão mostra da tv é muito parecido com o real. Para mim parece bem que a tv mostre-se como é na verdade. O que eu não apoio é essa idéia que se tem de que a televisão é o mais importante que há na vida das pessoas, e as pessoas que trabalham na tv são mais poderosas. Há pessoas que não assiste tv todo o tempo. Há pessoas que não sabem como me chamo... e isso que venho fazendo força! (ri) Na Argentina, a TV tomou um lugar muito importante. E assim vamos nós.

Tradução: Lidia e Dinha

Comentarios

Entradas populares